Quem sou eu

Minha foto
Imperatriz, maranhão, Brazil
Iniciei meus treinos nas artes marciais em 1975 no jujitsu no rio grande do norte o karate comecei treinar no maranhão em 1980 formei faixa preta com mestre Ochizo machida em 1987 ate 1992 faixa preta 2ºdan treinei com renomados mestres de karate 1995 fiz exame de graduação para 3ºdan CBKI e em 18 de maio de 2000 fiz exame de graduação para 4ºdan CBKI.fundou a (FMKI)Federação Maranhense de Karate interestilos,•Técnico da Federação Maranhense em vários campeonatos ,Sulamericano - Argentina Brasileiro 96 -SP,MG,97,GO,mundial 2000 Estaduais e regionais (1986) a 2012•Técnico Destaque da FMKI – Menção Honrosa (2003)pela comissão de arbitros do maranhão; Campeão Maranhense de Karate – 1996,1997 e 1998 4ºcolocado no Sulamericano em Mendonça–Argentina 1996; 3º Colocado no Brasileiro da CBKI – 2006• Campeão Norte Nordeste - 1988,1991,1995 e 1996•15 vezes Campeão Imperatrizense, shiai-kumite e katá •Campeão Paraense 2007,2008,2009,2010,2012 praticante dos esportes de aventura desde1990 tornou-se instrutor de tecnicas verticas e salvamento em altura pratica Cicloturismo,Rapel,Caiaque,Mergulho Tiro com Arco e mantem ate hj aulas na academia ASKAM rua Piauí 612 nova Imperatriz.

quinta-feira, 10 de abril de 2014

BENEFÍCIOS DO KARATE PARA MULHERES

Saiba porque o Karate é uma atividade ótima para mulheres.

Na história do Karate-dō as mulheres sempre estiveram presentes e com grande destaque. A própria esposa de Gichin Funakoshi era uma praticante, mesmo que as referências não apontem seu nome facilmente. Há quem diga que ela possuía um nível técnico melhor do que o próprio mestre. Por isso, hoje vamos comentar sobre os benefícios que o Karate-dô pode trazer ao público feminino.
1 - SERVE PARA A DEFESA PESSOAL
A questão da defesa pessoal é fundamental para as mulheres. Não importa o quanto nós, homens, tentemos imaginar; nunca saberemos como é a sensação de estar expostos aos riscos e circunstâncias diárias que uma mulher vive. Quanto a isso, a prática do Karate-dô traz muitos benefícios, pois estimula o poder físico e mental da mulher, ensinando-as a utilizar suas forças e características pessoais de forma prática e eficiente. Aquele que menospreza isso nunca praticou kumite (luta), de verdade, com alguma colega de dojô.
2 – AUMENTA  AUTOESTIMA E AUTOCONFIANÇA
Mais que uma prática física, o Karate-dō auxilia a pessoa a descobrir e desenvolver seus talentos potenciais. Isso auxilia em sua caminhada enquanto ser humano e, principalmente, enquanto mulher. Os desafios constantes do aprendizado possibilitam que a mulher (re)encontre sua força diariamente. Além disso, enquanto esporte de conquista individual, o Karate-dō trabalha o valor do esforço e da recompensa que vem dele: a satisfação consigo mesmo.

3 - TRABALHA  E DEFINE O CORPO
Devido ao tipo de trabalho físico envolvido, o Karate-dō é um excelenteexercício. As bases fortalecem os membros inferiores e glúteos (sim, sua bunda vai ficar durinha), os golpes de mão torneiam os braços, dentre muitos outros exemplos. Todas as partes do corpo são trabalhadas nessa arte.

4 - AUMENTA A RESISTÊNCIA
As atividades do Karate-dô são consideradas de grande velocidade e explosão, cujas características envolvem o aumento de potência e resistência muscular no corpo. Já é evidenciado que essas são características essenciais à qualidade de vida em qualquer idade, especialmente à medida que o tempo passa.


5 - MELHORA A CAPACIDADE CARDIOVASCULAR

Devido às características já citadas, aliadas ao trabalho físico complementar constante das aulas, o rendimento cardíaco aumenta, bem como o fôlego e produção de energia de via aeróbia. Esse é um diferencial muito grande quanto à prevenção de doenças cardiovasculares.


6 - DESINIBE OS TÍMIDOS E ACALMA OS ANSIOSOS
É difícil de imaginar, mas é possível, sim, atingir esses dois objetivos. No dia a dia dos treinos você se depara com situações em que precisa se posicionar, cada uma a seu tempo e orientada pelo professor. Isso auxilia as tímidas a relaxar e estimula o convívio social entre colegas. E, devido aos momentos de reflexão e paciência inerentes às aulas, trabalha a paciência e o autocontrole.
7 - AUMENTA A FLEXIBILIDADE
Os exercícios com os membros superiores e inferiores, bem como o trabalho de quadril constante faz com que o corpo se solte aos poucos. Devido ao trabalho de chutes diário você vai aumentando sua flexibilidade e capacidade de produzir força. Isso mesmo, quanto mais flexível você fica, mais forte vai se tornar, pois o músculo aumenta sua área de seção longitudinal.
8 - AUMENTA A COORDENAÇÃO MOTORA
Se você é uma daquelas pessoas que troca as mãos e os pés a toda hora, bem-vinda! Isso é uma característica bem comum nos iniciantes, ainda mais nos dias atuais, em que vivemos cada vez mais sentados em escritórios, atribulados com as atividadesadministrativas. O Karate-dō trabalha ambos os lados do corpo de forma igual, favorecendo seu controle motor e desenvolvendo esses aspectos, também essenciais na vida diária.
9 - AUMENTA OS REFLEXOS
Sim, você fica mais esperto com o Karate-dō. A esquiva e a defesa são princípios essenciais dessa arte, fazendo com que você trabalhe seus reflexos de forma prática. A cada aula você melhora um pouco mais, até que consiga pegar uma mosca com os Hashi (pauzinhos japoneses que servem de talheres), como o próprio Sr. Miyagi, o mestre de Karate Kid almejava (ele não conseguiu, mas seu aluno, sim).
        10 - AJUDA NO CONTROLE EMOCIONAL
Com certeza! Assim como em tudo o que fazemos, durante a prática do Karate-dō encontramos desafios diários que nos testam e exigem autocontrole. Pode ser um movimento novo que não conseguimos dominar, uma apresentação em público que nos paralisa ou até um exame de faixa, tudo isso exige que centremos nossas emoções e pensamentos. E, cada vez mais, nos desenvolvemos como seres humanos através dessas conquistas.

E vocês, prováveis Srtas que continuam na dúvida? O melhor jeito de resolver isso é visitando um dojô e fazendo uma aula experimental. Garanto que, depois de começar, se tornarão as mais novas adeptas dessa arte. E, caso você já pratique, mostre esse artigo para suas amigas e apresente-as ao mundo do Karate-dô.  www.karateaskam.blogspot.com.br academia ASKAM Imperatriz-MA

(99)3073-0829 tim (99)8111-6459 vivo (99)9172-7072

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A HISTÓRIA DO KOBUDO DE OKINAWA

                 

A História do Kobudo de Okinawa é muito difícil de se contar, porque quase todos os documentos sobre esta Arte Marcial foram destruídos nos combates, bombardeios e incêndios que aconteceram durante a segunda guerra mundial.
Entretanto, no século XII , apareceram senhores regionais chamados Aji, com suas forças emergidas de seus castelos fortificados chamados Gusuku. Logo estas forças foram divididas em três pequenos reinos, mantiveram guerras contínuas e internas de 1326 até 1429. Esta foi a melhor época para o desenvolvimento das Artes Marciais, perfeitas técnicas de combate.  Em 1429, Sho Hashi uniu à ilha deOkinawa e formou o Reino do Ryukyu. Durante os séculos XIV e XVI, um período conhecido como a “Idade Dourada do Comércio", o Reino florescia como um centro de comércio com a China e outras nações. Entretanto, este comércio foi constantemente ameaçado por piratas, então os marinheiros de Okinawa necessitados em proteger-se em terras estrangeiras desenvolveram técnicas de autodefesa.

Cerca 1580, Toyotomi Hideyoshideclarou mais vez uma lei que se proibiu a posse de armas, a fim de restaurar a paz e prosperidade no Reino do Ryukyu pobre. Isto ajudou prevenir a perda desnecessária de vidas dentre as pessoas e conter as guerras civis. Esta lei deixou mais uma vez os okinawanos sem defesas contra os Samurais japoneses, estes os únicos a ter permissão portar armas.



Em 1609, o Clã Satsuma atacou e varreu as defesas de Okinawa. Os nativos utilizavam apenas punhais, ineficazes contra o grande arsenal samuraico e navios de guerra. Os únicos instrumentos que os fazendeiros e pescadores tinham eram as ferramentas simples de trabalho.
As Artes Marciais únicas de Okinawa, oKaratê-Do (To-De) e o Kobudo (Ti-Gua) nasceram nesta época. Por longos anos, as técnicas de Artes Marciais Orientais foram incorporadas ao Okinawa Karatê-Do eKobudo para estabelecer o que conhecemos hoje. Os métodos chineses de luta (Kempo ou Chuan-Fa) foram uma combinação de técnicas com mãos vazias e com armas, como exemplo o San-ku-chu, antecessor do Sai.  As técnicas de bastão já eram utilizadas por okinawanospara proteção contra agressores. Algumas novas armas foram feitas usando como ferramentas os utensílios dos agricultores, por exemplo, o Nunchaku, a Tonfa e oKamá que foi a única ferramenta com lâmina de metal utilizada naquela época.

Estilos distintos e variados emergiram durante a Era do ReinoRyukyu: o Shuri-Te (Shorin-Ryu) foi centralizado em Shuri, capital do Reino RyukyuNaha-Te(Shorei-Ryu e Goju-Ryu) no centro comercial de Naha, eTomari-Te (Motobu-Ryu eMatsubayashi-Ryu) no distrito portuário de Tomari localizado entre Shuri e Naha. Cada estilo teve seus mestres, os quais, estabeleceram às tradições preservadas até os nossos dias.



As técnicas de Karatê-Do e Kobudo foram, por suas naturezas guardadas em segredo.  Assim, há poucos registros históricos, sendo que foram praticamente passadas oralmente de pai para filho ou de mestre para discípulo. Desde a invasão pelos SatsumaOkinawa foi controlada por um governo fraco sob rédia doShogunato, até a restauração Meiji, na metade do século 19 onde, seguiu-se a dissolução do reino, e em 1879 acontece à anexação de Okinawa a nação japonesa como uma prefeitura (Estado), novas instituições de Karatê-Do e Kobudo foram incorporadas ao sistema Meiji de educação pública.

Lá seguindo um movimento de modernização educacional foram feitas apresentações dessas Artes Marciais ao público geral: durante a EraTaisho (cerca 1910-1926), demonstrações foram feitas por todo o Japão continental, e nos anos da Era Showa as escolas ou estilos – Ryuforam criados, como exemplo:
Shorin-RyuShorei-RyuGoju-RyuUechi-Ryu,Isshin-RyuRyuei-Ryu e Matsubayashi-Ryu. Hoje existem muitas sub-escolas (ryuha) e facções (kaiha). Cada uma contando vantagem por possuir Kata distinto, mas, sempre derivado dos movimentos básicos (Kihon-Kata) comuns paratodas escolas como uma sistematização de técnicas de ataque e defesa.


Treinamento rigoroso por anos de Karatê-Do eKobudo cultiva um grande vigor espiritual e físico. Assim essas artes tradicionais contribuem para construir um caráter forte, um sentido de responsabilidade social e o desenvolvimento saudável de corpos e mentes, ofertam estas disciplinas marciais e agora esportivas, oOkinawa Karatê-Do e Kobudo hoje dão inspiração para pessoas por todo o mundo.


Kobudo Moderno foi introduzido porShinko Matayoshi(1888 - 1947), este de uma família rica da região de Naha. Seu treinamento doKobu-Jutsucomeçou na adolescência e incluíaBo-JutsuKamá-JutsuEku-Jutsu,Tonfa-Jutsu eNunchaku-Jutsu. Na idade de 22 anos, ele se aventurou na Manchúria pelo norte do Japão.



Lá ele uniu-se um bando de bandidos eaprendeu várias outras artes de armas, incluindo o arco e flecha (Yabusame), fazendo de seu método único entre outros estilos de Okinawa de Kobu-Jutsu. Mais Tarde, voltou a Okinawa, trazendo deFuchou e Xangai (China), mais artes de armas além de acupuntura, ervas medicinais e uma outra forma de BoxeShaolin (Shoreiji-Kempo). ShinkoMatayoshi, junto com Gichin Funakoshi(precursor do Karatê-Do japonês –Shotokan), foram os primeiros a demonstrar o Okinawa Kobudo no Japão continental em 1915. 

Em 1921, com a visita do ImperadorHirohito em OkinawaMatayoshi mostra o seu Kobudo em uma demonstração deKaratê-Do Goju-Ryu do Mestre ChojunMiyagi.  Shimpo Matayoshi (1922- 1997), Hanshi 10º Dan, filho de Shinko, começa seu treinamento de Artes Marciais em idade de oito anos sob a tutela de Chotoku Kyan (Shorin-Ryu).



Em 1934, começou a treinar Karatê-Do eKobudo sob a tutela do pai. Em 1935, passa a estudar com o Mestre Gokenki ,chinês radicado em Okinawa, aprendendo o Katá Hakutsuru (Forma da Garça Branca) que a seu pai tinha sido ensinado. Depois da morte do pai, ele continuou o legado, assumido as responsabilidades e técnicas ensinadas.        
Em 1970, ele forma a Federação deKobudo de Okinawa (Zen OkinawaKobudo Renmei) e até sua morte em 1997, foi o conselheiro técnico para todosestilos do Okinawa Kobudo.
Ele foi também o único karateca a aprender o Kata Hakutsuru diretamente de um mestre Chinês autêntico.
Em suas viagens demonstrando seu estilo único de Kobudô , ele foi  constantemente solicitado a demonstrar o Hakutsuru, o qual, ele nunca ensinou abertamente para qualquer um. Seu conhecimento sobre a Forma da Garça Branca foi incomparável.