A HISTÓRIA DO KOBUDO DE OKINAWA
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A História do Kobudo de Okinawa é muito difícil de se contar, porque quase todos os documentos sobre esta Arte Marcial foram destruídos nos combates, bombardeios e incêndios que aconteceram durante a segunda guerra mundial.
Entretanto, no século XII , apareceram senhores regionais chamados Aji, com suas forças emergidas de seus castelos fortificados chamados Gusuku. Logo estas forças foram divididas em três pequenos reinos, mantiveram guerras contínuas e internas de 1326 até 1429. Esta foi a melhor época para o desenvolvimento das Artes Marciais, perfeitas técnicas de combate. Em 1429, Sho Hashi uniu à ilha deOkinawa e formou o Reino do Ryukyu. Durante os séculos XIV e XVI, um período conhecido como a “Idade Dourada do Comércio", o Reino florescia como um centro de comércio com a China e outras nações. Entretanto, este comércio foi constantemente ameaçado por piratas, então os marinheiros de Okinawa necessitados em proteger-se em terras estrangeiras desenvolveram técnicas de autodefesa. |
Cerca 1580, Toyotomi Hideyoshideclarou mais vez uma lei que se proibiu a posse de armas, a fim de restaurar a paz e prosperidade no Reino do Ryukyu pobre. Isto ajudou prevenir a perda desnecessária de vidas dentre as pessoas e conter as guerras civis. Esta lei deixou mais uma vez os okinawanos sem defesas contra os Samurais japoneses, estes os únicos a ter permissão portar armas.
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Em 1609, o Clã Satsuma atacou e varreu as defesas de Okinawa. Os nativos utilizavam apenas punhais, ineficazes contra o grande arsenal samuraico e navios de guerra. Os únicos instrumentos que os fazendeiros e pescadores tinham eram as ferramentas simples de trabalho.
As Artes Marciais únicas de Okinawa, oKaratê-Do (To-De) e o Kobudo (Ti-Gua) nasceram nesta época. Por longos anos, as técnicas de Artes Marciais Orientais foram incorporadas ao Okinawa Karatê-Do eKobudo para estabelecer o que conhecemos hoje. Os métodos chineses de luta (Kempo ou Chuan-Fa) foram uma combinação de técnicas com mãos vazias e com armas, como exemplo o San-ku-chu, antecessor do Sai. As técnicas de bastão já eram utilizadas por okinawanospara proteção contra agressores. Algumas novas armas foram feitas usando como ferramentas os utensílios dos agricultores, por exemplo, o Nunchaku, a Tonfa e oKamá que foi a única ferramenta com lâmina de metal utilizada naquela época. |
Estilos distintos e variados emergiram durante a Era do ReinoRyukyu: o Shuri-Te (Shorin-Ryu) foi centralizado em Shuri, capital do Reino Ryukyu, Naha-Te(Shorei-Ryu e Goju-Ryu) no centro comercial de Naha, eTomari-Te (Motobu-Ryu eMatsubayashi-Ryu) no distrito portuário de Tomari localizado entre Shuri e Naha. Cada estilo teve seus mestres, os quais, estabeleceram às tradições preservadas até os nossos dias.
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As técnicas de Karatê-Do e Kobudo foram, por suas naturezas guardadas em segredo. Assim, há poucos registros históricos, sendo que foram praticamente passadas oralmente de pai para filho ou de mestre para discípulo. Desde a invasão pelos Satsuma, Okinawa foi controlada por um governo fraco sob rédia doShogunato, até a restauração Meiji, na metade do século 19 onde, seguiu-se a dissolução do reino, e em 1879 acontece à anexação de Okinawa a nação japonesa como uma prefeitura (Estado), novas instituições de Karatê-Do e Kobudo foram incorporadas ao sistema Meiji de educação pública.
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Lá seguindo um movimento de modernização educacional foram feitas apresentações dessas Artes Marciais ao público geral: durante a EraTaisho (cerca 1910-1926), demonstrações foram feitas por todo o Japão continental, e nos anos da Era Showa as escolas ou estilos – Ryuforam criados, como exemplo:
Shorin-Ryu, Shorei-Ryu, Goju-Ryu, Uechi-Ryu,Isshin-Ryu, Ryuei-Ryu e Matsubayashi-Ryu. Hoje existem muitas sub-escolas (ryuha) e facções (kaiha). Cada uma contando vantagem por possuir Kata distinto, mas, sempre derivado dos movimentos básicos (Kihon-Kata) comuns paratodas escolas como uma sistematização de técnicas de ataque e defesa. | ![]() |
Treinamento rigoroso por anos de Karatê-Do eKobudo cultiva um grande vigor espiritual e físico. Assim essas artes tradicionais contribuem para construir um caráter forte, um sentido de responsabilidade social e o desenvolvimento saudável de corpos e mentes, ofertam estas disciplinas marciais e agora esportivas, oOkinawa Karatê-Do e Kobudo hoje dão inspiração para pessoas por todo o mundo.
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O Kobudo Moderno foi introduzido porShinko Matayoshi(1888 - 1947), este de uma família rica da região de Naha. Seu treinamento doKobu-Jutsucomeçou na adolescência e incluíaBo-Jutsu, Kamá-Jutsu, Eku-Jutsu,Tonfa-Jutsu eNunchaku-Jutsu. Na idade de 22 anos, ele se aventurou na Manchúria pelo norte do Japão.
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Lá ele uniu-se um bando de bandidos eaprendeu várias outras artes de armas, incluindo o arco e flecha (Yabusame), fazendo de seu método único entre outros estilos de Okinawa de Kobu-Jutsu. Mais Tarde, voltou a Okinawa, trazendo deFuchou e Xangai (China), mais artes de armas além de acupuntura, ervas medicinais e uma outra forma de BoxeShaolin (Shoreiji-Kempo). ShinkoMatayoshi, junto com Gichin Funakoshi(precursor do Karatê-Do japonês –Shotokan), foram os primeiros a demonstrar o Okinawa Kobudo no Japão continental em 1915.
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Em 1921, com a visita do ImperadorHirohito em Okinawa, Matayoshi mostra o seu Kobudo em uma demonstração deKaratê-Do Goju-Ryu do Mestre ChojunMiyagi. Shimpo Matayoshi (1922- 1997), Hanshi 10º Dan, filho de Shinko, começa seu treinamento de Artes Marciais em idade de oito anos sob a tutela de Chotoku Kyan (Shorin-Ryu).
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Em 1934, começou a treinar Karatê-Do eKobudo sob a tutela do pai. Em 1935, passa a estudar com o Mestre Gokenki ,chinês radicado em Okinawa, aprendendo o Katá Hakutsuru (Forma da Garça Branca) que a seu pai tinha sido ensinado. Depois da morte do pai, ele continuou o legado, assumido as responsabilidades e técnicas ensinadas.
Em 1970, ele forma a Federação deKobudo de Okinawa (Zen OkinawaKobudo Renmei) e até sua morte em 1997, foi o conselheiro técnico para todosestilos do Okinawa Kobudo. Ele foi também o único karateca a aprender o Kata Hakutsuru diretamente de um mestre Chinês autêntico.
Em suas viagens demonstrando seu estilo único de Kobudô , ele foi constantemente solicitado a demonstrar o Hakutsuru, o qual, ele nunca ensinou abertamente para qualquer um. Seu conhecimento sobre a Forma da Garça Branca foi incomparável.
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