Quem sou eu

Minha foto
Imperatriz, maranhão, Brazil
Iniciei meus treinos nas artes marciais em 1975 no jujitsu no rio grande do norte o karate comecei treinar no maranhão em 1980 formei faixa preta com mestre Ochizo machida em 1987 ate 1992 faixa preta 2ºdan treinei com renomados mestres de karate 1995 fiz exame de graduação para 3ºdan CBKI e em 18 de maio de 2000 fiz exame de graduação para 4ºdan CBKI.fundou a (FMKI)Federação Maranhense de Karate interestilos,•Técnico da Federação Maranhense em vários campeonatos ,Sulamericano - Argentina Brasileiro 96 -SP,MG,97,GO,mundial 2000 Estaduais e regionais (1986) a 2012•Técnico Destaque da FMKI – Menção Honrosa (2003)pela comissão de arbitros do maranhão; Campeão Maranhense de Karate – 1996,1997 e 1998 4ºcolocado no Sulamericano em Mendonça–Argentina 1996; 3º Colocado no Brasileiro da CBKI – 2006• Campeão Norte Nordeste - 1988,1991,1995 e 1996•15 vezes Campeão Imperatrizense, shiai-kumite e katá •Campeão Paraense 2007,2008,2009,2010,2012 praticante dos esportes de aventura desde1990 tornou-se instrutor de tecnicas verticas e salvamento em altura pratica Cicloturismo,Rapel,Caiaque,Mergulho Tiro com Arco e mantem ate hj aulas na academia ASKAM rua Piauí 612 nova Imperatriz.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Lema do Karatê
Dojo Kun é o código de honra do karateca. São os princípios estabelecidos para contribuir na formação moral do praticante.
1. “Esforçar-se para a formação do caráter”
O caráter de uma pessoa é aquilo que a distingue diante das outras: é aquilo que lhe é próprio.
Nosso caráter é desenvolvido pela educação recebida dos pais, professores, pela cultura de nosso povo e pelos padrões de comportamento veiculados pelos meios de comunicação, que tão grande impacto têm exercido no desenvolvimento da pessoa humana. No entanto, nosso caráter, isto é, nossa propriedade, aquilo que nos define diante dos demais, pode ser desenvolvido não apenas como reflexo de uma educação externa, mas também com a nossa participação consciente.
O Karatê é um processo de auto-conhecimento e de investimento no crescimento pessoal e, como tal, resulta em frutos que podem ser de grande valia para o indivíduo.
O “caminho do karatê” é o autoconhecimento, e você terá de estudá-lo com a maior seriedade desde o princípio. O Karateca deve sempre manter atitudes corretas. Utilizar as técnicas apenas como último recurso, como autodefesa, em causa nobre.
O maior tesouro de um indivíduo é sua honra, e para ser uma pessoa respeitável, é preciso disciplina.
Tente falar menos e ouvir mais, procure “aprender a aprender”.
Nossa forma de encarar a vida determina nosso destino.
Seja honesto, calmo, sereno, simpático, alegre, sábio, sincero e otimista.
Um karateca de verdade mantém sua palavra, e honra seus compromissos.
2. “Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão”
Fidelidade tem dois significados: Em primeiro lugar, quer dizer que nós acreditamos em um determinado princípio. Em segundo lugar, significa que somos fiéis a esse princípio.
Na realidade, o sentido da fidelidade só é encontrado naqueles que são fiéis, não naqueles que apenas afirmam que acreditam no princípio. Quanto à razão, afirma um grande pensador que ela é o maior bem distribuído entre os homens. Com ela é possível diferenciar as coisas e adquirir conhecimento. No entanto, ser dotado de razão não quer dizer que se vive de acordo com a razão: “não basta ter espírito bom, é necessário dirigí-lo bem”.
O espírito do homem é rico em possibilidades, mas se for mal dirigido, acabará por negar a sua própria riqueza. A prática do Karatê nos proporciona o maior fruto do espírito: “o equilíbrio”.
O verdadeiro caminho da razão é sempre fazer e desejar às outras pessoas o que gostaria que também fizessem a você.
O Karateca deve ignorar o que não é bom, e adotar o bom.
Sem que percebamos, a lei da ação e reação determina nossa vida: tudo o que fizer ou pensar, voltará para você como experiência. Talvez de uma maneira diferente, mas voltará. Seja a recompensa, o amor, a felicidade, o castigo, o ódio ou a desgraça.
São nossas ações e pensamentos que atraem os acontecimentos, para o bem ou para o mal.
3. “Criar o espírito de esforço”
Quando vemos uma pessoa apresentando esforço no rosto, ou algum movimento do corpo, podemos ir mais além e verificar que o esforço, na realidade, não está no corpo, mas no sentimento interior, no espírito e no pensamento das pessoas.
Uma pessoa que alimenta idéias de persistência e de otimismo é alguém que desenvolve o espírito de esforço. Esse espírito pode ser visto, por outro lado, em rostos e corpos que não aparentem o menor movimento, porque o espírito tranqüilo gera energias, enquanto o espírito exaltado e agitado as consome.
No Karatê, aprende-se a lidar na vida com calma, porém com firmeza, e é nisto que consiste o espírito de esforço: não no esgotamento da força mas, no estágio mais desenvolvido de nosso espírito, na sua conservação e na geração de serenidade e de tranqüilidade.
Onde há esforços não há violência. Este esforço pode ser traduzido na sentença de Funakoshi: “Nós não aprendemos para lutar, nós lutamos, isto é, nos esforçamos, para aprender”. O espírito de esforço é a força do espírito.
O intuito de esforço e persistência nos mostra que tudo é possível. Você precisa acreditar que, se outros podem, você também pode.
Se você tem um sonho, não importa o tamanho dele, ele pode ser alcançado.
Precisamos nos esforçar da maneira correta e persistir muito, a ponto de nunca desistir diante dos obstáculos.
A principal diferença entre as pessoas de sucesso e as que sempre fracassam está na persistência: “Caia dez vezes, e levante-se onze”. Nunca desista, e será um vencedor!
O sucesso não ocorre por acaso, existem razões bem mais sólidas do que a sorte para realizarmos os nossos sonhos.
O grande segredo é sabermos exatamente “aquilo” que desejamos, então definimos metas e objetivos a serem executados; definimos um plano de ação.
“Quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum”. Devemos sempre escrever nossos objetivos. Por exemplo: Em 2010 serei Faixa Preta de Karate (ou Campeão Mundial, Farei Faculdade, Terei minha casa própria, Serei saudável, Vou me casar, etc.).
Agora, devemos colocar a imaginação para funcionar; A imaginação aliada à força de vontade chama-se fé. A fé é capaz de realizar qualquer feito, transformar qualquer sonho em realidade.
Precisamos imaginar nosso objetivo já concretizado. Isto é ensinado há muitos anos pelos grandes mestres: Quando você decide ser ou ter algo, precisa ter certeza de que já conseguiu, antes mesmo de começar.
Em um combate, vencerá aquele que estiver determinado a lutar totalmente: “Ouse fazer, e o poder lhe será dado”.
4. “Respeito acima de tudo”
Apesar dos Códigos legais imporem penas aos que desrespeitam seus semelhantes, eles não têm possibilidade de alcançar o interior das pessoas e influenciá-las, isto é tarefa dos educadores. O Karatê como atividade educativa, tem como princípio levar o indivíduo a perceber a si mesmo e o seu semelhante, não só isso mas, também, conscientizá-lo do valor do Respeito, não só ao semelhante, mas a si mesmo. O Respeito pelo outro não significa uma anulação do próprio ego e o respeito por si não quer dizer a anulação do outro.
Uma pessoa pode desrespeitar a si mesma, adotando comportamentos agressivos para com seu próprio corpo, ou para com seu espírito: é sempre adequado indagar qual a finalidade das decisões que tomamos em relação ao nosso bem estar e ao nosso desfrute sadio da vida. Podemos evitar maus alimentos, más conversas, maus ambientes, más leituras e maus hábitos. Assim, estaremos conservando o respeito por nós mesmos.
Por outro lado, uma pessoa pode também respeitar a seu próximo, não porque os Códigos Legais são punidores, mas porque todo ser humano tem um valor como pessoa e porque a “boa vontade” é uma virtude do espírito que pode ser desenvolvida e aperfeiçoada. O Karatê é uma maneira de se chegar a ela e ao respeito. Desse ponto de vista, o Karatê apresenta uma grande utilidade para o desenvolvimento humano e a paz social e política, não só entre os cidadãos de um mesmo país, mas entre todos os homens e todos os países.
O Karatê começa e termina com cortesia. O respeito deve ser uma atitude contínua do estudante do Karatê. Do cumprimento dos lutadores, no início e final de uma luta, até as regras de etiqueta e convivência social. As boas maneiras são o melhor exemplo para todos, nenhuma palavra vale mais do que atitudes. O karateca deve manter o mesmo padrão de comportamento dentro e fora do Dojô.
5. “Conter o espírito de agressão”
Se por um lado, o espírito tranqüilo gera energias e serenidade, o espírito exaltado e agitado gera agressividade, contra a própria pessoa e contra os outros.
O lutador de Karatê é ponderado e prudente. Ele aprende que os Kata começam com defesas e que no Karatê não há golpes de agressão. O principal objetivo da arte do Karatê não é o outro como alvo, mas a própria pessoa. Isto vai provocar uma caminhada para a consciência de si mesmo e para a superação de aspectos negativos do comportamento e da mente. Na realidade o Karatê é uma reeducação da mente e dos padrões de comportamento. Quando se diz : “Conter”, afirma-se que o homem é capaz de mudar os padrões de pensamentos agressivos em pensamentos de respeito e equilíbrio. A prática do Karatê vai aos poucos, modificando os padrões de pensamentos e substituindo os pensamentos de agressão por pensamentos de harmonia.
Os Kata iniciam sempre com defesas. Assim, o Karateca deve adotar a não-violência, sempre dominando sua agressividade. O bem e o mal existem, mas vencerá aquele que você mais alimentar. A paz está em seu interior, e vencer a si mesmo é mais difícil do que vencer os outros. Você precisa buscar o autoconhecimento: lendo livros, assistindo palestras, ouvindo CDs de relaxamento e praticando Zazen (meditação – esvaziar a mente). Somente o treinamento físico não é suficiente, pois se assim fosse, um praticante de qualquer outro esporte seria uma pessoa altamente desenvolvida espiritualmente. O karatê é um caminho, não o único, mas um dos melhores para a revelação interior, para transcender os dualismos. O treinamento físico é um meio de educação e disciplina, o caminho da paz.               Desejo sinceramente uma harmoniosa caminhada à todos.

OSS!

Vídeos

VÍDEOS
Heian Shodan por Junior (Campeão Mundial pela WKF)
Unsu por Michael Milon


Nota: Na tabela a seguir:
A) Ao clicar no nome dos Kata você visualizará uma ilustração da sequência de movimentos do Kata;
B) Ao clicar em um link da coluna VIDEO JKA você pode assistir o Kata ou copiá-lo clicando com o botão direito do mouse / Salvar destino como...;
C) Ao clicar em um link da coluna VIDEO SKIF você pode assistir o Kata ou copiá-lo clicando com o botão direito do mouse / Salvar destino como...


PRONÚNCIAVídeo JKAVídeo SKIF
01 - HEIAN SHODANclique aqui.clique aqui.
02 - HEIAN NIDANclique aqui.clique aqui.
03 - HEIAN SANDANclique aqui.clique aqui.
04 - HEIAN YONDANclique aqui.clique aqui.
05 - HEIAN GODANclique aqui.clique aqui.
06 - TEKKI SHODANclique aqui.clique aqui.
07 - TEKKI NIDANclique aqui.clique aqui.
08 - TEKKI SANDANclique aqui.clique aqui.
09 - BASSAI DAIclique aqui.clique aqui.
10 - JIONclique aqui.clique aqui.
11 - EMPIclique aqui.clique aqui.
12 - JITTEclique aqui.clique aqui.
13 - HANGETSUclique aqui.clique aqui.
14 - KANKU DAIclique aqui.clique aqui.
15 - GANKAKUclique aqui.clique aqui.
16 - NIJUSHIHOclique aqui.clique aqui.
17 - JIINclique aqui.clique aqui.
18 - BASSAI SHOclique aqui.clique aqui.
19 - KANKU SHOclique aqui.clique aqui.
20 - CHINTEclique aqui.clique aqui.
21 - WANKANclique aqui.clique aqui.
22 - SOCHINclique aqui.clique aqui.
23 - MEIKYOclique aqui.clique aqui.
24 - GOJUSHIHO SHOclique aqui.clique aqui.
25 - GOJUSHIHO DAIclique aqui.clique aqui.
26 - UNSUclique aqui.clique aqui.
SHORIN RYU

PRONÚNCIA FaixaVídeo
01 - NAIHANCHI SHODAN clique aqui.
02 - FUKYU GATA DAI ICHI clique aqui.
03 - NAIHANCHI NIDAN clique aqui.
04 - NAIHANCHI SANDAN clique aqui.
05 - FUKYU GATA DAI NI clique aqui.
06 - PINAN SHODAN clique aqui.
07 - PINAN NIDAN clique aqui.
08 - PINAN SANDAN clique aqui.
09 - PINAN YONDAN clique aqui.
10 - PINAN GODAN clique aqui.
11 - ITOSU NO PASSAI clique aqui.
12 - KUSANKU SHO clique aqui.
13 - MATSUMURA NO PASSAI clique aqui.
14 - KUSANKU DAI clique aqui.
15 - CHINTO clique aqui.
16 - JION clique aqui.
17 - GOJUSHI HO clique aqui.
18 - TEESHO clique aqui.
19 - KORYU PASSAI clique aqui.
20 - UNSHU clique aqui.
21 - RYUKO clique aqui.
                    


Abaixo estamos disponibilizando uma tabela com o significado dos Kata Shotokan Ryu:

KATA

SIGNIFICADO

HeianShodan

PAZ E TRANQUILIDADE – Primeiro

HeianNidan

PAZ E TRANQUILIDADE – Segundo

HeianSandan

PAZ E TRANQUILIDADE – Terceiro

HeianYondan

PAZ E TRANQUILIDADE – Quarto

HeianGodan

PAZ E TRANQUILIDADE – Quinto

TekkiShodan

CAVALEIRO DE FERRO – Primeiro

TekkiNidan

CAVALEIRO DE FERRO – Segundo

TekkiSandan

CAVALEIRO DE FERRO – Terceiro

BassaiDai

ROMPER A FORTALEZA – Longo

Jion

AMOR E GRATIDÃO

Enpi

VÔO DA ANDORINHA

Jitte

DEZ MÃOS

Hangetsu

MEIA LUA

KankuDai

CONTEMPLAR O CÉU – Longo

Gankaku

GROU SOBRE A ROCHA

NijuShiho

24 PASSOS

Jiin

AMOR E PROTEÇÃO

BassaiSho

ROMPER A FORTALEZA – Curto

KankuSho

CONTEMPLAR O CÉU – Curto

Chinte

MÃOS ESTRANHAS

Wankan

COROA REAL

Sochin

ESPÍRITO INABALÁVEL

Meikyo

ESPELHO LIMPO

GojuShihoSho

54 PASSOS – Curto

GojuShihoDai

54 PASSOS – Longo

Unsu

MÃOS DE NUVENS
Vale lembrar que o auto-aprendizado através de livros ou vídeos/DVDs deve ser evitado. Eles servem apenas como um apoio didático e não substituem a orientação de um professor em hipótese alguma.
Se você está interessado em iniciar-se em alguma arte marcial, procure uma academia credenciada pela federação do seu Estado.
OSS!

Mestre Okazaki

Em 22 de junho de 2013 Okazaki Sensei completou 82 anos de idade.
A oitava frase do Niju Kun é: Não pense que o que você aprende no karatê não pode ser usado fora do dojô.
A seguir temos a interpretação deste preceito realizada pelo Mestre Teruyuki Okazaki [1] – aluno direto de Funakoshi Sensei.
Quando dizemos em voz alta o Dojo Kun após a aula, devemos carregar estas intenções para quando saímos do Dojô.
Algumas vezes, familiares bem intencionados ou amigos poderão criticar sua devoção ao Karatê. Eles poderão lhe dizer algo como “é legal você ter um hobby, mas você não poderia fazer algo mais produtivo com o seu tempo?”
Talvez se nesse momento você não estiver vendo desenvolvimento no seu treinamento, e também não veja perspectivas de progressão, aquelas perguntas façam sentido e então você pode pensar: “Por que estou gastando meu tempo com isto? Talvez eles estejam certos”. Este princípio diz à você que é necessário sempre se lembrar que o que você aprende no karatê pode ser usado fora do dojô. Nunca pare de treinar, mesmo quando você sentir que seu desenvolvimento está estagnado, mesmo quando você tiver muitas demandas no mundo lá fora. Eu prometo que se você persistir no seu treinamento e seguir os conselhos do seu Sensei, cedo ou tarde você conseguirá passar por esta fase.
Não importa se você treina 15 minutos ou 1 hora por dia, isso não é perda de tempo. Você ganha tempo, eficiência, e energia ao praticar karatê, e você adquire disciplina, habilidades, autoconfiança e isso só irá te beneficiar na vida diária.
Algumas vezes pode ser difícil reconhecer, ou fácil esquecer, as virtudes e habilidades que você adquiriu no karatê.
Algumas vezes pode ser difícil para as pessoas próximas à você perceberem ou compreenderem como o karatê tornou você uma pessoa melhor. Se eles puderem olhar sem a blindagem de suas emoções e seus próprios egos, poderão ver que é interesse deles que você pratique karatê, e talvez esse interesse seja até maior do que o seu próprio interesse em treinar atualmente.
No Japão, se você é um estudante sério de karatê, todas as melhores empresas irão querer contratar você. Elas sabem que o karatê forja pessoas de caráter. Sabem que um karateca é mais produtivo, confiável, competente e fácil de trabalhar em equipe do que a maioria dos funcionários.
Você não deve se envergonhar por fazer do karatê uma prioridade; e você deve ser capaz de explicar e demonstrar a utilidade disso para outra pessoa. A melhor propaganda para o karatê é o tipo de pessoa generosa que você se tornará ao praticá-lo.
Mas você nunca chegará lá se não levar sua prática a sério; e não conhecer todos os seus benefícios pode ser uma armadilha capaz de tirar você desse Caminho e fazer com que você pare de treinar. O karatê é uma ferramenta preciosa para uso na vida real e você nunca deve duvidar ou se esquecer disto.
Teruyuki Okazaki Sensei
Teruyuki Okazaki Sensei - 10o. DAN
[1] Mestre Teruyuki Okazaki nasceu em 22 de Junho de 1931 em Fukuoka, Japão.
Depois de estudar Aikidô, Judô e Kendô, começou a estudar Karatê-Dô em 1947.
O Mestre Okazaki entrou para a Associação de Karatê do Japão (JKA), onde estudou sob orientação dos Mestres Gichin Funakoshi e Masatoshi Nakayama.
Em 1953, Mestre Okazaki se graduou Bacharel em Economia Política pela Universidade Takushoku – Tóquio. Em 1955 ajudou o mestre Nakayama a desenvolver o curso de formação de instrutores da JKA. Como instrutor pioneiro, ele se tornou o primeiro treinador do curso. Ele também atuou como instrutor na formação de instrutores trainees para os Dojô representantes da JKA.
Mestre Okazaki foi enviado aos Estados Unidos em 1961 pelo mestre Nakayama – instrutor chefe da JKA – com a missão de auxiliar na divulgação do Karatê às pessoas ao redor do mundo. Ele estabeleceu um Dojô na Filadélfia (hoje matriz da International Shotokan Karate Federation) e formou a East Coast Shotokan Karate Association em 1963. Em 1977 ele fundou a International Shotokan Karate Federation (ISKF), instituição que hoje é uma das maiores organizações de karatê no mundo. A ISKF, instituição na qual Mestre Okazaki é presidente e instrutor chefe, tem aproximadamente 50 mil membros em mais de trinta países.
Mestre Okazaki recebeu o 10o. DAN em Outubro de 2007. Ele ensina nas universidades americanas: Philadelphia’s Temple, University of Pennsylvannia, Drexel University, West Chester University e Thomas Jefferson University.
O Mestre Okazaki conduz seminários e clínicas, sessões de treinamento, exames de DAN nos Estados Unidos bem como internacionalmente. Ele é autor de dois livros: The textbook of Modern Karate e Perfection of Character: Guiding Principles for the Martial Arts & Everyday Life. O Mestre Okazaki foi escolhido Homem do Ano pela revista Black Belt magazine’s e pertence ao seu Hall da Fama.
Notas do autor [2]: O Sensei Juichi Sagara (in memorian), após uma reunião com Sensei Okazaki, tomou conhecimento do trabalho científico e filosófico do karatê da ISKF, despertando a idéia de fundar a Associação Shotokan de Karatê Tridimensional ASKT com sede em São Paulo-SP. Hoje, profissionais que foram alunos diretos do Mestre Juichi Sagara dão continuidade aos seus ensinamentos técnicos e princípios morais e éticos.
Atualmente, a ASKT é representada pela ISKF Brasil, a qual é presidida pelo professor Stanislau R. Paolucci, tendo como diretor Técnico o Mestre Edson Fujinori Nakama.
[3] A Associação de Karatê do Japão também possui representação no Brasil (JKA Brasil). Tem como presidente o Mestre Yasuyuki Sasaki. Criado em 01 de maio de 1997, o Instituto Shotokan NKK JKA do Brasil é fruto de uma longa conversa com o professor Masahiko Tanaka – 8º Dan e tri-campeão mundial pela JKA – sendo organização credenciada pela matriz mundial (Kouraku – Tokyo – Japan) para desenvolver essa linha no Brasil. A NKK JKA do Brasil tem a sua frente um grupo de professores liderados pelos Mestres Yasuyuki Sasaki e Yoshizo Machida.
[4] Importante: O site www.karate-do.com.br bem como o blog.karate-do.com.br tem missão apenas de informar o leitor e não é filiado, patrocinado ou representativo de organizações ou instituições de Karatê.
Referências:
[1] ISKF
[2] ISKF Brasil
[3] JKA Brasil
Okazaki, Teruyuki. Perfection of Character – Guiding principles for the martial arts & everyday life. Editora: GMW Publishing; 1 edition. ISBN: 09-785-7632-2

terça-feira, 28 de maio de 2013


ai galera a nova cara da ASKAM estaremos reinaugurando dia 03/06/2013 voltaremos com tudo.
graças ao  professor e amigo Luciano Ferreira que soube mim dobrar e mim incentivou quando quis
desistir, da mesma forma que eu o incentivava nos treinos quando este era  aluno. hoje  só tenho que
agradece-lo por mais essa vitoria e conquista Domô arigatô Luciano san. oss!...

O lema do karatê para a formação da criança Hoje li o Dojo-Kun (Lema do praticante de Karate-Do) do mestre Funakoshi com uma interpretação realizada para crianças e achei sensacional.
Dojo Kun
O Karate-Do nasceu numa época, séculos XIV e XV, em que várias gerações de reis de Okinawa, ilha do Japão, proibiram que o povo portasse armas. Para se defender dos samurais, a população começou a desenvolver uma forma de luta em que pudesse enfrentar, com as mãos vazias, os samurais com as suas espadas. O treinamento era secreto. Geralmente no silêncio da madrugada. Muitos correram risco de morte para treinar o Karate. Por isso, devemos sempre agradecer a todos os Mestres que dedicaram suas vidas para que pudéssemos treinar hoje o Karate-Do. E é por isso que reverenciamos as suas fotos nos quadros pendurados na parede antes de iniciarmos o treinamento.
Foi Mestre Gichin Funakoshi, pai do Karate Moderno e criador do estilo Shotokan, que no final do Século XIX resolveu transformar o Karate em um método para aperfeiçoar o corpo, a mente e o espírito. Assim, o Karate que no principio era utilizado para treinar o corpo a ponto de transformar os punhos e os pés em uma arma mortal, tornou-se uma Arte Marcial para formar cidadãos úteis à sociedade.
Enganam-se aqueles que pensam em treinar o Karate apenas para ser um bom lutador ou campeão. Para entender melhor qual o objetivo principal do Karate, vamos recordar os Cinco Lemas do Mestre Funakoshi:
• ESFORÇOS PARA A FORMAÇÃO DO CARÁTER
Significa que um Karateca deve além de se esforçar nos treinamentos, ter um bom caráter, ser uma pessoa de bem. Pessoas que mentem, enganam os outros, que são desonestas, não podem dizer que são praticantes de Artes Marciais. Hoje, é muito comum muitas crianças enganarem seus pais, por exemplo, vão à escola e não estudam, atrapalham os colegas com bagunça. E depois, inventam estórias para culpar os outros.
• FIDELIDADE PARA COM O VERDADEIRO CAMINHO DA RAZÃO
Um Karateca sabe definir o que é bom ou ruim. Seguir o verdadeiro caminho da razão é ser uma pessoa que faz as escolhas a partir da razão, ou seja, com inteligência. Escolha inteligente é aquela em que não prejudicamos a nós mesmos e nem as outras pessoas. Fumar, beber, mentir, andar com más companhias, por exemplo, são atitudes prejudiciais, portanto, não inteligentes.
• CRIAR O INTUITO DO ESFORÇO
Uma qualidade importante do ser humano é a dedicação em tudo que faz. Para ser um vencedor na vida é preciso ser uma pessoa esforçada. Quem pratica Karate com seriedade há muito tempo sabe quantas dificuldades foram superadas até aprender o primeiro Kata, a realizar o Kumite e fazer o exame de faixa. Sem esforço nada conseguiremos, a não ser nos tornarmos preguiçosos e relaxados sempre a esperar que os outros façam tudo por nós. Pessoas manhosas geralmente são assim.
• RESPEITO ACIMA DE TUDO
Você já percebeu que antes e após a luta saudamos um ao outro? Significa que o Karateca possui uma atitude de respeito perante as pessoas. Portanto, não discrimina as pessoas pela religião, cor, nível cultural e classe social. Respeita a Natureza evitando qualquer forma de desperdício: papel, alimento, água potável; não joga lixo na rua etc.
• CONTER O ESPIRITO DE AGRESSÃO
Dificilmente quem pratica o Karate vai sair provocando briga na rua. Utiliza as técnicas a não ser em caso de ter de se defender de algum agressor. Não se exibe querendo mostrar que é forte, lutador. A verdadeira força interior não vem dos golpes fortes que aprendeu no Dojo durante os treinamentos, mas da capacidade de se manter calmo diante das provocações.
Portanto, o Karate não se pratica apenas no Dojo, mas durante as 24h através das boas atitudes seja onde estivermos: em casa, na escola, com os amigos.
Título original: O verdadeiro Karateka
Autor: Hélio Arakaki
Fonte: www.muryokan.com.br